terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Os estudantes e os testes

Na maioria dos alunos nota-se uma falta de estudo que é traduzida por falta de vontade e concentração.
Não é fácil explicar porque isto sucede, apenas se sabe que isto acontece regularmente.
O estudo em vésperas dos testes não chega para se ter real sucesso, mas os alunos teimam em faze-lo mesmo sabendo dos riscos que correm, agora questiona-se: Os alunos farão isto só por falta de vontade?
Esta questão é mais complexa do que parece, no meu caso não é por falta de vontade embora possa parecer. Eu tento acompanhar a matéria mas a minha concentração não é a mesma do que quando estou em vésperas de testes, na verdade a minha concentração revela-se muito reduzida.
Tento me concentrar o máximo mas só de saber que ainda não estou próximo do teste algo não me deixa concentrar o suficiente para que me permita aprender a matéria. Para mim a pressão revela-se essencial para conseguir estudar, e não fazer de conta que estudo.
Gostaria de saber a vossa opinião acerca disto.

Ludgero Cardoso nº17 11ºD

3 comentários:

Anónimo disse...

Já vejo que a pressão do professor, ao pedir os trabalhos de casa e ao vos perguntar pessoalmente se os fizestes e em seguida tomar notas disso mesmo, não é suficiente. Creio que os professores têm mesmo de arranjar mecanismos de visibilidade desse controle. Mas assim as aulas ameaçam tornar-se sessões contínuas de interrogatórios. A aula vai perder, não vai? Colaborem neste debate que me parece interessante.

Anónimo disse...

Como é evidente isso nao é uma soluçao, a aula iria perder com certeza.
Mas é bem visto que os trabalhos de casa deveriam ser uma pressão,e como eu disse anteriormente a pressao ajuda-nos a estudar(pelo menos a mim).
Vendo isso assim acho que tenho mais uma razão para me concentrar.
:)
Mas ja que falamos nos trabalhos de casa gostaria de uma maior compreensão nas epocas de testes. Eu percebo que temos de continuar a trabalhar para a disciplina mesmo que ja não tenhamos testes, mas há situaçoes que não da mesmo para fazer.Pelo menos que seja um trabalho de casa mais leve.
Ficaríamos todos a ganhar.

Anónimo disse...

Pois é, eu concordo plenamente com o Ludgero. Parece que rende muito mais em véspera e com pressão do que 10 dias antes.
Não sei porque será, eu pelo menos com 10 dias de antecedência, penso: não preciso de estudar tudo hoje, estudo o resto nos proximos dias, e esta maneira de pensar faz com que passemos 9 dias sem estudar nada e só nesse ultimo o tal de dia de véspera é que rentabiliza os outros 9 dias que não fizemos nada.

realmente é algo que aconteçe e parece que não conseguimos fazer de outra maneira, já estamos habituados ou nao sei... mas realmente se aqueles 10 dias fossem como o último tenho a certeza que estaríamos perto de 20 a todas as disciplinas, mas enfim...

Não sei que dizer.
Nuno Rodrigues