quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Origem do Natal

O Natal é uma das festas mais importantes do cristianismo. Celebra o nascimento de Jesus Cristo. A festa é celebrada no dia 25 de Dezembro pela Igreja Católica Romana, pela Igreja Anglicana e por alguns protestantes e no dia 7 de Janeiro pela Igreja Ortodoxa.
Do latim “natáli”', derivada do verbo “nascor, nascéris, natus sum, nasci”, significando nascer, ser posto no mundo. Como adjectivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de Dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus.
Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exactidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.



Ana Felisbela Nº2 11ºD



Origem do pai natal

O Pai Natal é uma personagem natalícia que segundo a cultura ocidental traz presentes às crianças de todo o mundo na véspera de Natal.
É uma personagem inspirada em São Nicolau, nascido na Turquia mais ou menos no ano 280. Sobre ele contam-se imensas histórias, que falam sobretudo dos seus milagres e da sua bondade para a gente pobre.
A relação de São Nicolau com as crianças surgiu de uma história que conta que um criminoso esfaqueou várias crianças e então ele rezou por elas e elas obtiveram cura quase imediata. Também se conta que ele tinha uma maior inclinação para ajudar as crianças.
Como se relacionam as prendas com o Pai Natal e com o Natal? Antigamente em Roma as crianças recebiam presentes dos mais velhos, em Dezembro, em honra ao deus Saturno. Em certas regiões de Espanha havia um “tronco mágico” que supostamente dava presentes às crianças. Na Itália as crianças recebiam uma prenda chamada Befena. Com o passar do tempo e devido á boa fama de São Nicolau as tradições foram-se alterando e adaptando.
Nos Estados Unidos a imagem do Pai Natal foi-se alterando: associaram-se a ele os duendes e as renas, o seu visual foi igualmente alterado, adquirindo a fisionomia de um velho barbudo e rechonchudo, a sua vestimenta também foi alterada sendo baseada nas vestimentas dos bispos da antiguidade.
No século 20 a empresa Coca-Cola usou-o nas suas publicidades, mudificando as cores da vestimenta do Pai Natal, que antes eram verdes. Esta empresa contribuiu em muito para a divulgação do Pai Natal.


Ana Glória Nº 3 11ºD

Sem comentários: