Recorremos à argumentação quando procuramos justificar racionalmente os problemas inerentes à nossa condição social. A via argumentativa estabelece uma plataforma de diálogo como meio de lidar com os diferendos. Representa uma capacidade de entendimento pelo discurso, excluindo soluções baseadas na força física e na violência.
Adapta-se às exigências práticas da vida. A vida exige-nos constantemente que façamos opções e que tomemos decisões e é a ponderação argumentativa, a análise dos prós e dos contras , que nos permite fazer escolhas que consideramos razoáveis. A argumentação é uma prática que confere uma dimensão racional à nossa liberdade. Saber argumentar, isto é, saber usar a palavra, torna-nos cidadão de uma sociedade verdadeiramente democrata e é o meio de igualdade social, económica e cultural.
Texto elaborado por: David Neves nº8 11ºD
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Bom trabalho!!
Ass: Barra
David, escreveste bem mas parece o texto de um compêndio de filosofia. Temos de descer mais à terra, falar mais perto das pessoas, aplicando à realidade e numa linguagem mais simples. Não achas?
Preferencialmente deveria ser usada linguagem mas clara. Um bom texto não precisa de cultismo.
Enviar um comentário