Índio, indígena ou nativo americano são nomes dados aos habitantes humanos da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes actuais. A hipótese mais aceite para a sua origem é que os primeiros habitantes da América tenham vindo da Ásia atravessando a pé o Estreito de Bering, no final da idade do gelo, há cerca de 12 mil anos.
O termo “índio” provém do facto de Cristóvão Colombo, quando chegou à América, estar convencido de que tinha chegado à Índia, e visto que o gentílico espanhol para a pessoa nativa da Índia é índio, e dessa maneira chamou os povos indígenas que ali encontrou. Por essa razão também, ainda hoje se refere às ilhas do Caribe como Índias Ocidentais.
Mais tarde, estes povos foram considerados uma raça distinta e também foram apelidados de peles vermelhas. O termo ameríndio é usado para designar os nativos do continente americano, em substituição às palavras "índios", "indígenas" e outras consideradas preconceituosas.
Qual o contributo dos Índios para a ciência?
Por exemplo os Incas fizeram muitas descobertas farmacológicas. Usavam o quinino no tratamento da malária e as folhas da coca eram usadas de modo geral como analgésicos. Outra terapia comum e eficiente era o banho de ferimentos com uma poção de casca de pimenteiras ainda morna.
Os Astecas utilizavam um sistema de intervenções terapêuticas através de plantas medicinais e dietas.
Pedro Portugal 11ºE nº13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário