Resolvi escolher este tema uma vez que é pouco falado e cada vez mais se verifica a sua importância, dado que, o envelhecimento em Portugal está a aumentar gradualmente.
Fala-se muito em depressão na idade adulta, mas a temática da depressão no âmbito do envelhecimento ainda tem poucos contornos visíveis.
Por isso vou dar uma breve alusão sobre este tópico.
Grande parte dos idosos que adquire comportamentos depressivos deve-se a situações relacionadas com a falta de vínculos afectivos. O idoso com depressão tende só a relembrar situações negativas da sua vida e entra num estado de profunda melancolia.
As perdas também são um factor condicionante para a progressão da doença, assim como, o idoso sente muitas vezes que é um “fardo” para a família ou para os cuidadores, levando-o a estados depressivos. Verifica-se que factores como, expressões de ansiedade ou pânico sem razão aparente, falta de amor-próprio são sinais de que algo não está bem com o idoso.
Assim sendo o suicídio é uma consequência do estado depressivo. Pode-se também concluir que a solidão possa levar à depressão.
Ludgero nº18 10ºD
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário