sábado, 17 de maio de 2008

Dia da Língua Nacional

OLA Turma :)

Dia 21 de Maio, quarta-feira é o Dia da Língua Nacional, a propósito disso encontrei um soneto porreiro e quero partilha-lo com vocês.

Aqui vai

Havia luz pela amplidão suspensa no azul do céu, vergéis e coqueirais... e o Lácio, com fulgores divinais, abrigava de uma virgem a presença...
Era um castelo de ouro, amor e crença, que igual não houve, nem haverá jamais... Onde os poetas encontraram ideais na poesia nova, n'alegria imensa...
A virgem era a Língua portuguesa, a mais formosa e divinal princesa, vivendo nos vergéis de suave aroma!
Donzela meiga que, deixando o Lácio, abandona os umbrais do seu palácio, para ser de um povo o glorioso idioma!...
(Waldin de Lima)

Tão gostaram ???
A língua é a identidade de um país portanto devemos servirmo-nos dela mas com o devido respeito.

(Cláudio Marques nº5 10ºD)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dia da Trabalhador

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiram que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Barrinha (O_o)-(o_O), David Neves nº7

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Depressão nos idosos

Resolvi escolher este tema uma vez que é pouco falado e cada vez mais se verifica a sua importância, dado que, o envelhecimento em Portugal está a aumentar gradualmente.
Fala-se muito em depressão na idade adulta, mas a temática da depressão no âmbito do envelhecimento ainda tem poucos contornos visíveis.
Por isso vou dar uma breve alusão sobre este tópico.
Grande parte dos idosos que adquire comportamentos depressivos deve-se a situações relacionadas com a falta de vínculos afectivos. O idoso com depressão tende só a relembrar situações negativas da sua vida e entra num estado de profunda melancolia.
As perdas também são um factor condicionante para a progressão da doença, assim como, o idoso sente muitas vezes que é um “fardo” para a família ou para os cuidadores, levando-o a estados depressivos. Verifica-se que factores como, expressões de ansiedade ou pânico sem razão aparente, falta de amor-próprio são sinais de que algo não está bem com o idoso.
Assim sendo o suicídio é uma consequência do estado depressivo. Pode-se também concluir que a solidão possa levar à depressão.

Ludgero nº18 10ºD