No dicionário de Língua Portuguesa, pontualidade significa, qualidade de pontual, exactidão e rigor.
Quando falamos em pontualidade associamos na maioria das vezes à chegada a tempo a um qualquer compromisso. Adjectivar uma pessoa como sendo pontual é com certeza atribuir-lhe uma qualidade.
Algumas sociedades têm como esta adjectivação; Quem e que ainda não ouviu falar na pontualidade Britânica? No nosso país, por sua vez está mais associada a falta dela…
No ambiente escolar, os docentes fazem “bandeira” o cumprimento desse valor com rigor. Muitas vezes, a intolerância traduzida em sanções, sem serem apuradas as razoes que motivaram o incumprimento do horário, vem quase sempre acompanhado da falta de rigor no cumprimento no horário de saída.
Não estou a defender o não cumprimento do horário, mas sim a coerência de valores.
A falta de rigor na saída, compromete a pontualidade noutras actividades, demonstrando assim desinteresse pelas exigências dos outros.
Sejamos coerentes, se exigimos rigor a entrada também o devemos fazer a saída, para que assim não seja comprometida com pontualidade nas actividades que se sucedem.
Tiago Miguel Almeida Lourenço
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Primeiro de tudo tenho de dar os parabens ao Tiago pelo grande texto que fez e segundo eu concordo com ele pois se temos de entrar a horas devemos sair também a horas!!!
Abraços a turma D!!! E contribuam no nosso blog. Zé-Tó
tiago bom trabalho....bom texto sim senhor.....e isso e verdade se entra-mos cedo tb temos que sair cedo....abraço po pexoal todo
Como é evidente, a pontualidade é muito importante.
E um dos maiores problemas de nós, alunos, é a falta de pontualidade.
Ou porque adormeçemos, ou porque ficamos a' conversa com um amigo.
Mas tentamos, conter-nos, e conseguir chegar a horas.
Pois, o valor da Pontualidade é necessário para adoptar a nossa personalidade de carácter, ordem e eficácia, pois ao viver este valor na plenitude estamos em condições de realizar mais actividades.
Assim se entramos a horas, ou pelo menos tentamos, temos o direito de sair á hora correcta.
Beijos,
Flávia.
Texto espetacular que diz muitas verdades...
faço por chegar sempre a horas mas acho que também acho que temos direito a chegar atrasados uma vez por outra por causa de algo inesperado... o mais importante é que os horários são feitos para alguma coisa e só temos que os respeitar...
p.s: tou a ver que isto ja está com alguns comentários aposto que o stor vai ficar muito contente.
bj Glória
Já criei um mail novo e tudo só para poder comentar! Eu já fiz o grande esforço de estar a carregar nas teclas do meu portátil imensamente lento e a olhar para o ecrã só para q esta coisa do blogue tenha sucesso!;) gostei muito do texto do Tiago, sempre a refilar claro, mas está excepcionamente bem escrito! Se não estivesse o nome em baixo ia a creditar q foi feito pelo stor!:D Tas de parabéns, impressionaste-me muito! Em relaçao aos cheiros, sinceramente... a gente já vem com pouca vontade de ir para a escola (sem ofensa para os professores), chagar lá e ainda levar com aquele cheirinho a descuido dos graaandes... tss.
Enfim, qualquer dia ponho eu um texto aqui. Beijinho, Diana*
Adorei o texto Tiago.
Acho que está lá tudo o que deveria estar, e mais nada!
Muita gente a contribuir a comentar, finalmente o nosso blogue está vivo!!!!!
Turma D, a turma Dos bons!!!
:)
Ainda bem que o tempo é tão valorizado. A partir de agora creio que vamos todos ser mais pontuais.
Já agora, e nesta onda de tempo, os estudos dizem que os jovens portugueses dormem cerca de uma hora menos que os restantes europeus. Outro estudo, o famoso PISA, diz que estamos na cauda da Europa quando somos avaliados comparativamente em termos de literacia, de Matemática e de Ciências. Será que uma coisa tem a ver com a outra? Oque é que acham?
Joaquim Martins Igreja
Ainda bem que o tempo é tão valorizado. A partir de agora creio que vamos todos ser mais pontuais.
Já agora, e nesta onda de tempo, os estudos dizem que os jovens portugueses dormem cerca de uma hora menos que os restantes europeus. Outro estudo, o famoso PISA, diz que estamos na cauda da Europa quando somos avaliados comparativamente em termos de literacia, de Matemática e de Ciências. Será que uma coisa tem a ver com a outra? Oque é que acham?
Joaquim Martins Igreja
Está porreiro Tiago!
Embora eu tenha quase a certeza de que não foste tu que escreveste, fizeste um bom trabalho!
Um abraço, David!!!
Gostei Tiago! tas de parabens...
Mas isto nao sera de mais para ti???
Bem eu acredito nas tuas capacidades...
Fizeste um bom trabalho e tens toda a razao...acha que deve-mos sair a horas quando entramos a horas...
beijo
Gostei,e é evidente que concordo.....e quanto ao facto de dormimos menos uma hora que os restantes europeus nao creio que influencie muito nos estudos,talvez seje mais uma desculpa pelo mau desempenho nestas disciplinas!!um abraço para a turma ;)....ass:ludgero
E evidente que concordo com o que escreveu o Tiago, mas se por vezes nós os alunos chegamos atrasados é normal que os professores nos "castiguem" deixando-nos sair após a hora de saída!!!!Isso acho que todos nós compreendemos, agora só resta mudar o nosso comportamento em relação a isto!E evidente que nem todos os alunos chegam atrasados às aulas mas como sempre , pagam un s pelos outros ,ò que não é totalmente injusto porque assim pode ser dada uma lição para que isso não volte a acontecer.Para finalizar o meu comentário quero dar os meus parabens ao Tiago, mesmo tendo quase a certeza que não foi ele a escrever o texto...Um abraço para todos os alunos e professores do
10ºD...
PS: Se eu chegar atrasado não "castiguem" os outros , nem a mim ,claro!!!!!!!!!
Enviar um comentário